quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que significa imprevisibilidade

Durante esse período de chuvas e catástrofes climáticas, uma palavra que os políticos repetem muito, quase como uma mantra é a tal da imprevisibilidade dos eventos, no entanto deve-se explicar o que realmente significa isso.

Segundo o dicionário, a palavra imprevisível significa: "o que não se pode prever". É uma boa definição mas eu acredito que não se encaixa na situação do aumento do nível dos rios pois eu aprendi desde o colégio que os rios aumentam e diminuem dependendo da época do ano, alguns chegam inclusive a secar e se alguns secam porque também não podem aumentar muito?

Apesar de se situar em terreno altamente instável, a magnitude dos terremotos e tsunamis do Japão pode ser imprevisível assim como no caso dos tornados dos EUA, mas a questão é essa: O aumento do nível dos rios é exatamente a mesma situação? Eu creio que não e a explicação é simples, os rios estão conosco o tempo todo e barragens têm exatamente essa finalidade, conter os rios. Não se pode conter um tsunami, um terremoto ou um tornado, pode-se apenas diminuir os prejuízos.

É público e notório que a população brasileira também tem sua parcela de culpa ao construir suas casas em lugares com situação de risco, mas vai tentar tirar esse povo de lá! Aparecerão muitas pessoas "humanitárias" defendendo o "direito constitucional" do cidadão de ter uma lugar para morar. Apesar disso, faz parte de uma gestão pública desagradar uma parcela da sociedade em favor do próprio bem dela, mas isso quase nenhuma autoridade brasileira faz.

Gostaria então que alguém me explicasse porque não se fazem mais barragens, porque os rios sempre avançarão e sempre irão recuar, o problema reside nas cidades que vivem ás margens desses rios. Até porque nunca vi ninguém reclamar do avanço de rio no meio da floresta.

Precisamos então ter planos de recuperação para as situações realmente imprevisíveis e nos precaver para àquelas que podemos fazer algo, não se repitam mais.

Nenhum comentário: