quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Recuperando anos perdidos

Em uma conversa recente com minha mãe, entendi algo que por muito tempo me questionei sobre o relacionamento do brasileiro com a política. Consegui captar uma linha de raciocínio que apesar de óbvia explica muitas das ações e atitudes que nós tomamos em relação a gestão pública.

Sabemos que em relação aos países desenvolvidos, o Brasil é um país atrasado tanto do ponto de vista de desenvolvimento social quanto econômico. Partindo então desse pressuposto, temos que entender que existe todo um motivo histórico para que a situação atual tenha se configurado dessa forma, seja por questões de colonização ou monarquia mal implementada, o que importa é que chegamos aonde chegamos.

Dito isto, a minha conclusão óbvia é esta: o brasileiro não leva em consideração a situação atual do país quando considera participar da política brasileira. Como assim? Eu explico.

Se a efetividade de um prefeito de uma cidade é medida em relação ao anterior e o anterior pouco fez pela cidade, o caminho para que essa nova gestão obtenha uma boa avaliação da população, é simplesmente fazer mais do que a anterior, o que significa que muitos problemas nunca enfrentados continuarão dessa forma, pois conhecendo nosso país sabemos pequenos passos não são suficientes para resolver a situação.

Sendo um pouco ousado, diria que as dificuldades aparecem em progressão geométrica enquanto que as soluções em progressão aritmética. Pequenos avanços não são suficientes para o nosso país, precisamos de grandes avanços, o político brasileiro não pode se dar ao luxo de ser igual a um americano pois existe toda uma infraestrutura montada que assegura uma qualidade de vida melhor a população dos Estados Unidos.

Então alguém me perguntaria, então você quer o político perfeito? Minha resposta é simples: Não, precisamos simplesmente aumentar o nível de nossa exigência e cobrar resultados, pois recurso financeiro existe para isso, além de parar e digo isso com muita veêmencia, parar de comparar gestões atuais com as anteriores, precisamos olhar para o futuro e analisar o que foi realizado corretamente e o que precisa ser feito que nunca antes foi pensado, para levar nossa nação a patamares de desenvolvimento similares as outras nações desenvolvidas.

Isso é póssível? Não sei, mas acreditar nisso, eu posso.

Um comentário:

Lucas disse...

Oziel, acredito que uma grande diferença entre o povo brasileiro e o americano é a indiferença que nós temos quanto ao que os políticos fazem por nós. Todo mundo reclama, mas ninguém cobra. Quem rouba hoje é reeleito amanhã (e ele próprio sabe disso). Tirando os "caras pintadas" no impeachment de Collor (que foi uma manifestação praticamente incentivada pela Rede Globo), quando houve outra manifestação no mínimo parecida? E quantos escândalos tivemos?

Todo mundo reclama, mas ninguém cobra.