segunda-feira, 29 de março de 2010

Cautela teu nome é Brasil

A bíblia menciona, em muitas ocasiões, a cautela como uma atitude dos sábios, antes fosse esse tipo de sabedoria por trás de tanta cautela do povo brasileiro.

Vejo que diante de situações adversas, mas superáveis, o brasileiro em geral sempre escolhe o caminho da "paciência", fazendo parecer uma atitude sábia e correta, no entanto o que vemos por parte de mim e de nós, na verdade é um medo horrendo de enfrentamento.

A população nunca se mobiliza porque tal qual na história do rato e do sino no gato, sempre fica a pergunta de quem vai ser o líder que vai colocar o sino no gato, ou seja, quem vai ser o indivíduo que vai liderar e possivelmente sofrer quaiquer repercussões negativas que um simples ato de repúdio pode ter, especialmente quando é em nome dos outros.

Interessante como a história se repete. Quantos líderes sofreram tanto pelo bem do seu próximo? Usamos Jesus como nosso exemplo no amor ao próximo, na bondade e na compaixão, mas não usamos o exemplo de Jesus na hora de abrir mão do meu conforto e lutar por uma causa justa, a causa do meu próximo, pois uma coisa é certa, se Jesus tivesse acatado a autoridade espiritual dos fariseus nunca teria sofrido morte de cruz.

Muitos diriam então que Jesus é Rei espiritual e não material, então eu os informo que Jesus viveu sobre um império e nós vivemos numa democracia. Somos capazes de brigar por nossa causa, por nosso apartamento e por nosso prédio, mas passou daquilo que é completamente nosso, sempre colocamos o pé atrás. O que difere tanto de lutar pela nossa cidade ou por nosso país? Eu respondo, a grande diferença é que na exigência de enfrentar quem quer que seja em nome dos outros, corre-se um risco e esse risco ninguém, nem os considerados cristões, estão dispostos a correr.

Nenhum comentário: