quarta-feira, 24 de março de 2010

A nossa Saúde

Estes últimos acontecimentos nos EUA sobre a reforma da saúde de Obama, me fez pensar na saúde sobre um ângulo que antes me era desconhecido, o ângulo dos pagadores. A questão é simples,  a maior resistência por parte dos republicanos é o medo que os cidadãos pagantes de muitos tributos sustentem pessoas que pouco ou nada contribuíram, até aí acredito ser um pleito válido, mas a coisa complica quando passamos a analisar do ponto de vista dos não contribuintes. Qual o motivo que algumas pessoas não contribuem?

Existem duas repostas conflitantes que merecem uma fatia do nosso pensamento, são as seguintes:
1-Porque não podem
2-Porque não querem ou não se importam

Em relação a primeira reposta, fica claro que a saúde pública deve cuidar de alguma forma dessas pessoas, mas as coisas ficam interessantes quando mesclamos com a segunda resposta.

Se fizerem um pesquisa sobre qual é a principal motivação de um funcionário de empresa privada, acredito que em 99% dos casos a resposta teria relação com o medo de ser despedido, fazendo uma analogia a saúde, podemos ver que muitas pessoas não se preocupam em melhorar de vida simplesmente porque no pior dos casos sabe que terá um plano de saúde, ruim, mas um plano ainda sim, sustentadas por outras pessoas que trabalham e contribuem.

Não seria um ótimo motivo de estímulo de trabalho, se sugerissem  para essas pessoas que se elas não trabalhasses e tivesses um plano de saúde privado, elas ficariam no meio da rua? Eu acredito que sim e aí que fica a questão, até onde queremos patrocinar a vagabundagem no Brasil e até onde queremos ajudar os que não têm condições?

O Brasil precisa se decidir sobre isso, pois ou escolhe uma forma de possuir uma saúde pública de qualidade nos moldes da Inglaterra e França ou privatiza tudo e será o que Deus quiser. Acredito que o projeto ideal é um meio termo bem regulamentado e fiscalizado, pois do jeito que está ninguém aguenta.

Nenhum comentário: