terça-feira, 14 de setembro de 2010

O PT e a corrupção institucionalizada brasileira

Este episódio que a revista mais descredibilizada do Brasil(Veja) trouxe a tona sobre a ministra da casa civil Erenice Guerra, fez com que o atual candidato a governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos saísse atirando para todos os lados novamente:
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4676203-EI15332,00-Jarbas+ha+uma+quadrilha+institucionalizada+na+Casa+Civil.html

Apesar de achar Jarbas mais um político que faz parte do que eu chamo de "Corja", algumas das coisas que ele diz realmente fazem sentido, como por exemplo a questão dos cartões corporativos. Absolutamente nada aconteceu, deu em pizza, uma ministra caiu e acredito que só(a da "integração racial", hã? tem um ministério pra isso? ), bom até aí tudo normal nas terras brasilis, mas o motivo pelo qual quase ninguém falou ou fala disso é porque o governo do PSDB de São Paulo também usou e abusou desses cartões, claro que o governo federal gastou quantias muito maiores de dinheiro, mas ainda assim são poucos os escândalos divulgados que envolvem ambos os partidos no Brasil e esse é um deles.

O que eu acho interessante é o quanto são similares os comportamentos de ambos os partidos diante de casos de mal uso do dinheiro público: abafar e silenciar, esperando que o povo esqueça(ou se lembre?) dessas coisas.

Ainda assim como todos os governos "Dazeliti" antes de Lula, o PT não demonstra um mudança nessa área, muito pelo contrário as coisas evoluíram com o apoio popular, pois está na boca da população dizer que pelo menos agora se sabe dos casos de corrupção, já que antes nem se sabia. Não penso ser essa uma afirmação válida, penso sim que as manobras que o PT têm feito para blindar os "seus" são extremamente habilidosas, vide mensalão, José Dirceu, Renan, Sarney, a CPI da Petrobrás. Tal qual antes do seu governo todos os casos de corrupção são escondidos e escanteados e nada acontece.

Se alguma coisa realmente aconteceu nas licitações da casa civil, niguém vai ser punido, ninguém nunca é, afinal Silvio Costa Filho continua aí, candidato normalmente, assim como os prefeitos que faziam parte do esquema dos shows que nunca existiram. O que teve de desvio na construção da BR 232 não está no gibi, mas a questão é a continuidade, posso traçar um histórico de desvios em todos os governos seja PT, PMDB, PSDB e DEM, com pouquíssimos avanços positivos até porque em matéria de fraudar licitações, o Brasil inteiro tem uns 3 ou 4 pós-doutorados.

2 comentários:

Collor disse...

E por muito menos eu foi embora...

Collor disse...

E por muito menos eu fui colocado para fora...