quarta-feira, 1 de junho de 2011

O funcionário perfeito

Sabemos que a lei trabalhista brasileira é uma faca de dois gumes, de um lado proteje o empregado e do outro impede o emprego, sabemos também que em termos internacionais uma flexibilização dessas leis talvez fosse melhor para o Brasil, mas vamos deixar tudo isso de lado e ver como o nosso governo resolve esse problema.

Apresento-lhes o funcionário perfeito: O Cargo Comissionado sem vínculo empregatício, ou seja, o cidadão que possui um cargo de confiança mas não é funcionário público ou é de outro órgão e está cedido. Mas como assim perfeito?

Vamos então relacionar as coisas que ele não vai fazer:
-Entrar de greve
-Reclamar do patrão(padrinho político)
-Reclamar do chefe do patrão("pai" do padrinho político)
-Deixar de atender aquele chamado de madrugada
-Se queixar de horas extras não pagas
-E outras cositas mas......

Agora me digam é ou não é o funcionário perfeito? O sonho de todo empregador é ter um funcionário assim, mas em outras condições isso não seria problema nenhum, pois considerando que o padrinho(árvore genealógica política) deseja o bem da população, isso seria ótimo, mas no Brasil sabemos que nem sempre ou quase nunca é assim, muitas vezes a pessoa simplesmente não trabalha o suficiente e nunca tem liberdade de trabalhar da maneira mais apropriada e quando uma trabalhador é forçado a mudar seu ritmo de trabalho e suas convicções pessoais para manter o trabalho, geralmente(STEREOTYPE ALERT!) esse funcionário não será muito bom, mas também não tem coragem de abrir mão da boquinha.

Resultado: Poder público pouco eficiente e ponto. Então você diria que isso é apenas uma parte do poder público e eu diria: You wish! Na verdade com chefes que possuem ou pouca automomia ou pouca capacidade de discordar, teremos uma reação em cadeia que muitas vezes contagia todo um órgão público e algumas vezes uma gestão inteira.

Teoricamente o trabalho público seria pautado na ética e na moral visando o seu bem pessoal(claro!), mas conseguindo isso através do bem coletivo, ou seja, fazendo bem a sociedade, o funcionário faria bem a si mesmo e nessa lógica todos ganhariam, no entanto o Brasil é o país sem lógica!

Boa Sorte, você que é funcionário público honesto e não possui aquele amigo dos amigos!

Nenhum comentário: