quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cuba e a pobreza do Brasil

Poderíamos traçar alguma semelhança da situação cubana com a situação da classe pobre do Brasil? Sim, pois apesar de Cuba mostrar claramente que o sistema atual do governo não funciona a longo prazo, existe um fator que ajuda e muito a camuflar a situação atual, e esse fator é o assistencialismo, países como a Venezuela ajudam Cuba fornecendo petróleo para eles venderem, como noticiado nessa matéria da veja: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/para-sobreviver-a-novo-sistema-cubanos

Ainda que se admita que a Veja faz parte do "PIG"(Não vou nem discutir isso agora!), é inegável que a Venezuela têm sido um grande parceiro de Cuba e vice-versa, pois parte dos programas de saúde venezuelanos possuem médicos cubanos forçados a viver na Venezuela. A questão em si é que a real face de Cuba não se mostra e por isso ela continua sobrevivendo até porque acredito que muitos socialistas desejam que Cuba sobreviva para mostrar como o socialismo pode ter sucesso.

Mas o que isso têm a ver com o Brasil e sua pobreza? Fácil, enquanto o governo não fornecer condições igualitárias de crescimento para toda população, os programas socias resolverão apenas uma parte do problema e não o problema real. Exemplificando: Ontem na tv cultura um professor de filosofia disse que o CPMF era o imposto mais justo porque cobrava sobre a movimentação financeira dos "ricos", o que ele não disse é que os "ricos" não dependem quase nada dos serviços públicos, quem pode paga por uma previdência privada, por uma colégio privado e um plano de saúde privado, ou seja, some-se isso aos impostos que já são cobrados e você terá uma "carga tributária enorme".

Precisamos de condições de crescimento iguais e isso deveria ser uma prioridade tão fundamental quanto os programas socias, dividindo entre si o foco dos problemas brasileiros, mas existe uma grande diferença, além do custo da solução desses grandes problemas serem infinitamente maior, eles não geram votos com a mesma facilidade que os programas sociais, em suma, evita-se até quando se pode resolver os reais problemas do Brasil, mas se nada for feito, um dia a conta chega.

Um comentário:

Mutumbo Papa Frango disse...

Faca na caveira e nada na carteira