quinta-feira, 10 de março de 2011

A Ganância humana e o valor do dinheiro

Não deixo de me impressionar com a capacidade humana de relativizar a verdade em favor próprio. Recentemente vi o documentário "Inside Job", o vencedor do oscar 2011, e vi como os presidentes de empresas norte-americanas se parecem com alguns políticos brasileiros no desejo de aumentar lucros pessoais e exaltação própria. O documenário mostra uma verdadeira briga de egos onde quem tem mais é o melhor, claro que nesse pacote se soma a prostituição e as drogas, mas essas coisas acabam se tornando apenas um detalhe num mundo tão grande de corrupção e crimes financeiros que não podemos deixar de pensar que liderar grandes empresas é sinônimo de se corromper.

Com o backup do governo americano que praticamente se fundiu com o setor bancário, tudo o que os grandes empresários precisavam para aumentar seus lucros foi providenciado e toda falcatrua foi quase legalizada, digo quase porque quando a casa caiu, o congresso soube atuar e cobrar responsabilidade mesmo que de maneira muito suave ante ao prejuízo causado pelas grandes empresas ao sistema econômico dos EUA.

O que verdadeiramente me chamou a atenção foram as entrevistas com algumas pessoas envolvidas, que com a cara lavada muitas vezes ficavam sem saber o que dizer quando confrontada com os fatos, muito parecido com os políticos brasileiros que muitos assuntos são simplesmente evitados. Gostei de olhar na cara dessas pessoas e ficar pensando que elas se consideram pessoas de sucesso, que elas têm família e que a sociedade rende muitos tributos e homenagens a essas pessoas, muito parecido com o Brasil, onde escolas e ruas homenageiam pessoas que pouco ou nada fizeram para o povo brasileiro.

Contraditoriamente fiquei feliz, pois é fiquei feliz em ver que a ganância do ser humando não tem limites e isso tudo já está descrito na bíblia e não deveria ser nenhuma novidade para nós, apenas é realmente chocante a cara-de-pau de algumas pessoas quando existe interesse pessoal em jogo, pois não pense que esses indivíduos envolvidos nesses escândalos eram pessoas ignorantes que erraram por não saber como fazer, muito pelo contrário eles sabiam tanto que usaram em benefício próprio, assim como na política brasileira.

Termino esse artigo lembrando de um outro post desse blog em que eu dizia que para chegar aos grandes males muitas concessões de caráter foram permitidas pelo caminho, por isso peço que não acusemos essas pessoas com ar de superioridade, simplesmente não vamos ser iguais a elas naquilo que já possuímos hoje.

Nenhum comentário: