quarta-feira, 9 de março de 2011

Porque esquecemos do planejamento?

Acredito que um dos grandes problemas do Brasil, se não o maior é a falta de planejamento. Será que um profissional poderá obter sucesso sem saber quais os objetivos traçados para sua carreira? Ou será que uma empresa conseguirá crescer se não tiver metas bem estabelecidas? Penso que ambas as respostas são negativas, pois sem um planejamento adequado dificilmente conseguiremos atingir os objetivos que desejamos. O poder público não é diferente, ele precisa de uma planejamento também, mas o que vemos não é exatamente isso.

Tomemos como exemplo a questão da mobilidade da cidade de Recife que além de ser uma cidade antiga, sempre teve uma grande população, o que ocasionou num crescimento desenfreado e sem planejamento, ou seja, estamos falando de uma cidade que "naturalmente" têm problemas de mobilidade, mas ultimamente esse problema tem ficado insuportável e reclamações têm surgido de todas as partes da sociedade recifense. Um dos fatores que tem piorado e muito essa situação foi  o crescimento econômico que multiplicou os prédios e  aumentou demasiadamente a quantidade de carros. Mas será que isso não poderia ser previsto? Claro que sim, o argumento de que o crescimento da cidade pegou todos de surpresa é enganoso e falho. O governo possui estatísticas e previsões que possibilitariam um planejamento apropriado para enfrentar esse aumento de pessoas e carros na cidade, alguma coisa poderia ter sido feita anos atrás mas não foi, nunca é.

Como funcionário público tenho visto inúmeros problemas de fácil resolução caso houvesse uma medida preventiva bem realizada, no entanto isso é deixado de lado. Mas porque algo tão relevante e importante para a sociedade seria deixado de lado em campanhas e planos de governo? Simples, planejamento não dá voto, muito pelo contrário algumas vezes pode até tirar votos. Em vez de gastar milhões com sistemas de prevenção de problemas, é melhor aumentar o bolsa-família, o resultado é direto e objetivo.

A copa já está na esquina e nunca ficou tão claro que o Brasil é paupérrimo em termos de planejamento, falta organização e sinergia em todas as áreas. Espero que possamos dar a volta por cima e entender a tempo que se não começarmos a planejar hoje, amanhã estaremos numa situação muito mais complicada e custosa.

Nenhum comentário: