quinta-feira, 14 de abril de 2011

Josenildo manda recado para aliados e oposição

Do Diário de Pernambuco


Após as recorrentes críticas à gestão municipal tanto da oposição como de aliados, o líder do governo na Câmara do Recife, Josenildo Sinésio (PT), mandou recados aos vereadores, cobrou postura dos governistas e falou até em fazer uso de “rolo compressor”, se necessário. Aos que têm demonstrado resistência a projetos do Executivo, como o da reforma administrativa, ele disse: “Quem é governo vota com o governo, sem discussões. Se tem problemas internos, eles serão resolvidos, mas é preciso também dar uma demonstração de que está junto com a administração”.

Sinésio também rebateu a declaração da vereadora Aline Mariano (PSDB) que, como membro da Comissão de Finanças, responsabilizou o prefeito João da Costa pelas “falta de detalhamento e clareza” nos números do projeto, o que impede que os vereadores votem a matéria com mais segurança e agilidade. Segundo o petista, no entanto, todos os esclarecimentos sobre o assunto já foram dados pelos secretários na reunião conjunta entre as comissões de Finanças e Orçamento e a de Legislação e Justiça. 

“A parte do Executivo foi feita. Agora eles vão ter que responder para a sociedade pela demora em votar. Se queremos agilizar é porque o projeto é bom para a cidade. Ela (Aline) sabe que se quiséssemos resolver era só passar o ‘rolo compressor’ que em dois tempos se resolvia. Mas não vamos fazer. Vamos, democraticamente, esperar o tempo regimental”, comentou o líder governista.

Os recados aconteceram depois de muitas sinalizações por parte do presidente da Comissão de Finanças, Carlos Gueiros (PTB). Primeiramente o petebista havia declarado que havia muitos pontos para serem modificados no projeto, em seguida que o relatório de impacto financeiro não estava atendendo às expectativas e por último, disse que, implicitamente, o número de cargos era maior do que havia sido divulgado pela prefeitura. 

Outro fato motivador para o líder do governo falar foram os recentes posicionamentos dos vereadores aliados Osmar Ricardo (PT) e Gilberto Alves (PTN) que criticaram, respectivamente, a gestão de João da Costa pelo não cumprimento de acordos salariais com os servidores municipais e pela “ineficiência total da gestão do trânsito” neste período das chuvas. 



Meu Comentário: Como assim "rolo compressor"? Realmente quem manda na câmara dos vereadores? O poder executivo se sente confortável até para ameaçar os vereadores? 


"Quem é governo vota com o governo"? Mas o que significa isso? Que ninguém da base governista pode ter idéias distintas do governo ou cobrar explicações mais convincentes? Só sei que a cada dia que passa, a ditadura não parece tão distante assim da realidade atual.

Nenhum comentário: