segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O servidor público e o Estado - parte 2

Seguindo meu post anterior, resolvi fazer algumas explanações sobre o que acho que estão acontecendo.

Existem alguns pilares que norteiam qualquer profissão que são: A moral, a ética e a capacidade técnica. Eles sempre precisam andar juntos para possuírem algum efeito real. No ambiente das empresas privadas, todos esses pilares são orientados para as aspirações individuais da pessoa e o sucesso da empresa é o meio pelo qual isso deve ser atingido, daí vem as expressões como "vestir a camisa da empresa".

No ambiente público, esses pilares são voltados ao interesse público e não individual, e através deles é que o servidor deve ser graduado, ou seja, para ser um bom servidor basta ser um profissional preocupado com os interesses públicos que a carreira individual está garantida.

Uma pergunta então vem a tona: E quando o interesse público está deixando de ser o foco da atuação do servidor, o que fazer? Não possuo uma resposta para essa pergunta pois cada caso é um caso, mas tentarei deixar algo para reflexão.

O bom senso deve sempre estar em primeiro lugar já que viver em ambientes sociais inclusive no trabalho, sempre irá requerer abrir mão de alguns desejos individuais, traduzindo, sempre teremos que engolir alguns sapos de vez em quando, mas existe um limite e esse limite é que eu ousaria delimitar através dos pilares mencionados anteriormente, se algo desrespeita por demais os mesmos, algo está errado e a atitude de cada um deve ser revisada, mas vale uma pergunta: Será que isso feito dessa forma será bom para a sociedade que eu vivo? Cada deve saber responder essa pergunta.

Nenhum comentário: