sábado, 10 de setembro de 2011

Projeto de Lei poderá permitir desligamento de alunos

O Diário de Pernambuco publicou um matéria sobre o projeto de lei 1036/11 que visa permitir o colégio desligar os alunos que estiverem com 3 meses de atraso. Não é a primeira vez que o Diário usa palavras como "polêmico" em projetos de lei que beiram a obviedade, mas não vou me prender a isso já que de fato é um projeto polêmico em vista dos seguintes argumentos:


1-O presidente da associação de pais e alunos veio com essa pérola: "Segundo ele, a maioria dos pais não atrasa a mensalidade dos filhos porque quer, mas quando passam por dificuldade têm que decidir entre pagar a escola ou comer." Essa foi incrível, vamos então fazer o seguinte, vamos parar de pagar o imposto de renda ou o condomínio já que também temos que escolher entre comer e pagar o que é devido, na verdade isso se aplica a muitas outras coisas.


2-A promotora do MPPE veio com outra pérola já repetida infinitamente: "O aluno não pode ser submetido a constrangimento. Além disso, o ano letivo das escolas é anual". Concordo, se o projeto for inconstitucional não adianta chorar, mas esse argumento é idiota no mínimo, ninguém protege a criança de nada, está se protegendo o pai, já que ele é que deveria ter vergonha na cara, pois vi muitos pais não pagarem o colégio o ano todo com plenas condições financeiras amparados nesse argumento falacioso.

Desde pequeno não entendia essa lei e até hoje não entendo, sei sim que muitos colégios precisam negociar uma grande quantidade de dívidas e se necessário abrir uma faculdade para sobreviver. Se escola é um direito constitucional que coloque numa pública, se a escola pública for ruim vá brigar com o governo, é tudo muito simples, mas com certeza muito trabalhoso, na certa é melhor jogar essa história de comer e constrangimento que tudo continua uma porcaria, mas o problema de quem não gosta de pagar corretamente é resolvido.


Para resolver essa questão porque não criam um serasa de escola, onde ninguém seria constrangido, mas ficaria com o nome sujo, da mesma forma que com os cartões de crédito, forçando o pai a pagar senão os juros vão aumentar ainda mais a dívida. O mais interessante disso tudo é que a inadimplência é um dos maiores motivos de aumento das mensalidades.


obs: A foto do Diário também é ótima, ela mostra um aluno com medo da diretora cobrar que o pai do mesmo pague em dia, é muito engraçado mesmo como as coisas se invertem, afinal o colégio "privado" não era para dar lucro mesmo!

Um comentário:

Rio disse...

A dica é pagar só de dois em dois meses :)